sábado, 4 de maio de 2013

Heitor Marcelino - O maior artilheiro do Palestra





É muito comum os palmeirenses se referirem atualmente a São Marcos e o Divino como os maiores jogadores de nossa rica história. Porém dificilmente alguém lembra do jogador que mais vezes balançou as redes com a gloriosa camisa. 
Foi Heitor Marcelino Domingues que marcou 284 gols oficiais com a camisa do verdão, mais que isso, Heitor foi o jogador mais completo de nossa história, campeão com a equipe de futebol e de basquete, chegou até mesmo a jogar no gol pela seleção brasileira em um jogo que o goleiro do Brasil havia sido expulso. E por fim se aposentou como àrbrito.
Filho de espanhóis, Heitor nasceu em 1898. Chegou no Palestra Itália em 1916, ao lado de Arthur  Friedenreich ( jogador do extinto Ypiranga ) foram os primeiros grandes nomes da seleção brasileira.
No Palesta venceu os primeiros paulistas e a primeira Rio-São Paulo do clube e ainda venceu titulo estadual de basquete.

Na imagem o time de basquete da Sociedade Esportiva Palestra Itália, Heitor é o segundo da esquerda para a direita.


Heitor faleceu em 1.972, muitas vezes esquecido, em sua homenagem foi lançado o livro Alma Palestrina de Fernando Razzo Galuppo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário